quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Planejamento do 3º ano

Planejamento Semestral

Período: Fevereiro a julho de 2010
3º Ano do Ensino Fundamental
Escolas Municipais  Bonfinópolis de Minas- MG




Professoras:
                   Eliete Pereira  Soares e Soares
                   Edna  de Jesus Simões Soares Saraiva





“ Educar é lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas, aprender o autocontrole,  operdão, a simpatia e o amor; virtudes sem as quais nem nós nem o mundo podemos sobreviver.”
                                   Wendell Berry
 Objetivo Geral


       Proporcionar  ao aluno a oportunidade de criar, tornando um cidadão crítico , consciente  do seu papel na sociedade utilizando de diferentes fontes de informação  e recursos tecnológicos.
        Levar o aluno a posicionar de maneira prática, crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
       
Português

Objetivos Específicos


·        Identificar: titulo,tema , personagens e ação do texto.
·        Identificar tipo de texto.
·        Ler o texto com ritmo , entonação e pontuação correta.
·        Interpretar o conteúdo do texto.
·        Rever o alfabeto, ordenar palavras, diferenciar consoantes e vogais.
·        Ler e grafar corretamente.
·        Desenvolver a habilidade de observação da tonicidade das palavras.
·        Acentuar corretamente as palavras.
·        Construir frases empregando pontuação correta.
·        Identificar dígrafos como um único fonema.
·        Construir textos com seqüência, de maneira coerente , concisa .
·        Identificar palavras antônimas e usar corretamente sinônimos.
·         Reconhecer e classificar palavras que são substantivos.

Conteúdos Programáticos
1-    Textos
·        Literários
·        Humorísticos
·        Jornalístico
·        Tirinhas
·        Receitas
·        Poesias
·        Fábulas
2-    Produção de Texto
·        Bilhete
·        Convite
·        Anúncios
·        Faixas
·        Cartazes
·        Rótulos
·        Email
3-    Gramática
·        Alfabeto;
·        Ordem alfabética
·        Uso da letra maiúscula e minúscula;
·        Onomatopéia;
·        Sílabas
·        Classificação das sílabas quanto ao número;
·        Encontro consonantal e vocálico;
·        Parágrafo, dois pontos, travessão;
·        Tipos de Frase;
·        Sinônimo e Antônimo;
·        Substantivos: gênero,número e grau;
·        Dígrafo.
4-    Ortografia
·        Sílabas terminadas em  M e N;
·        O uso do S e do SS;
·        Sílabas terminadas em S;
·        Uso do R inicial, R intermediário e R duplo;
·        Sílabas terminadas em R;
·        P/B, T/D, F/V, F/D;
·        O uso do S  ou Ç;
·        Uso do L /U
·        Uso do S/Z
·        Uso do L/LH
Matemática
Objetivos Específicos

·        Conhecer história dos números; 
·        Reconhecer e identificar número e numeral;
·        Comparar quantidades e empregar corretamente símbolos matemáticos;
·        Ordenar os números na seqüência crescente e decrescente;
·        Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;     
·        Interpretar quantidades e escrevê-las no QVL;
·        Identificar numerais pares e ímpares;
·        Identificar numerais ordinais;
·        Ter noção de números romanos e onde empregá-los;
·        Identificar o real como nossa unidade monetária;
·        Identificar cédulas e moedas;
·        Efetuar adições com reserva;
·        Efetuar com compreensão , a subtração de dois números naturais.
·        Usar corretamente os termos da adição e da subtração,multiplicação;
·        Operar multiplicação por um número;
·         Fatos até 6.
·        Identificar dúzia e meia dúzia
·        Conteúdo Programático

1- Números Naturais
·        História dos números;
·        Comparação de números naturais;
·        Ordenação de números naturais;

2-Sistema de Numeração
·        Sistema de numeração decimal;
·        Noção de ordens;
·        Noção de classe;
·        Valor absoluto e valor relativo;                                   
·        Números pares e números ímpares:
·        Numeração ordinal;
·        Sistema de numeração romana.

3- Operações com números naturais:
·        Adição
·        Subtração;
·        Multiplicação;

Ciências

Objetivos Específicos

·        Reconhecer e diferenciar seres vivos e elementos não-vivos.
·        Perceber que os seres vivos dependem de elementos não-
          vivos, como o ar, a água e o solo.
·        Compreender que os seres vivos apresentam um ciclo vital.
·        Perceber a importância do solo para a vida de diversos seres vivos.
·        Identificar lugares onde o ar e a água estão presentes.
·        Valorizar a água e o ar como recursos indispensáveis à vida.
·        Reconhecer a importância da manutenção da qualidade da água e do ar, bem como adquirir noções do uso racional e parcimonioso desses recursos.
·        Perceber os efeitos da escassez de água para os seres vivos.
·        Identificar o Sol como principal fonte de luz e calor da Terra.
·        Perceber a necessidade de luz e calor para os seres vivos.
·        Reconhecer que existem diferentes formas, tamanhos
          e tipos de plantas e animais.
·        Identificar diferenças básicas entre os ambientes aquático e terrestre, bem como entre os seres vivos que os habitam.
·        Perceber relações entre os seres vivos e os elementos
          não-vivos do ambiente.
·        Perceber a correspondência entre certas características dos seres vivos e dos seus respectivos ambientes.
·        Valorizar a proteção ambiental e reconhecê-la como dever de todos os cidadãos.
·        Reconhecer que as sementes necessitam de condições específicas para germinar.
·        Reconhecer as principais partes do corpo de uma planta com flores.
·        Identificar a flor como órgão reprodutor da planta e compreender os processos básicos da polinização.
·        Identificar o fruto como protetor das sementes, e estas como estruturas germinativas, capazes de formar uma nova planta.

Conteúdo Programático

1-A vida no  planeta Terra.
·        Seres vivos e elementos  não-vivos;
·        O solo abriga muitos seres;

2-     A água e o Ar.
·        Os seres vivos  precisam de água;
·        Os seres vivos precisam de ar;

3-     A luz e o calor.
·        A luz e os seres vivos;
·        O calor e os seres vivos;

4-     Os  seres vivos e o ambiente.
·         Diferentes tipos de seres vivos;
·        Ambientes aquáticos e ambientes terrestres.

5- Conhecendo as plantas
·        O ciclo de vida das plantas;
·        As partes  do corpo da planta;

História

Objetivos Específicos

·        Comparar diferentes tipos de habitações no presente e no passado.
·        Conhecer e contrastar os “modos de morar” das nações indígenas em
          relação aos modos dos não-índios.
·        Reconhecer dois exemplos de habitações coloniais do passado,
          percebendo a relação de permanência no presente.
·        Desenvolver a noção de espaço público e de espaço privado.
·        Perceber que existem bairros antigos e recentes e relacionar com a história  do próprio bairro.
·        Refletir sobre a função da rua como espaço de sociabilidade.
·        Introduzir o conceito de diversidade cultural.
·        Conhecer alguns hábitos e costumes dos povos indígenas no presente.
·        Valorizar o modo de vida indígena na sua relação com o trabalho e a natureza.
·        Estimular as atitudes de respeito e valorização da diversidade cultural do Brasil.
·        Introduzir o conceito de trabalho.
·        Perceber as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
·        Conhecer o processo de produção do açúcar nos engenhos coloniais.
·        Comparar o cotidiano do trabalho nas fábricas em relação ao trabalho nos engenhos no passado.
·        Refletir sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
·        Valorizar e perceber a função da memória oral.
·        Introduzir o conceito de trabalho.
·        Perceber as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
·        Refletir sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
·        Perceber e refletir acerca do conceito de cidade.
·        Reconhecer as semelhanças e as diferenças da vida nas grandes
          cidades no presente.
·        Perceber e identificar profissões antigas e recentes ao longo do tempo.
·        Conhecer exemplos de profissões urbanas ao longo do tempo.

Conteúdos Programáticos

    1-  O lugar onde eu moro.
·    Moradias de ontem e de hoje.
- Dois modelos de construções   históricas;

·    Ruas e bairros
          - Um pedaço da cidade

  2- O trabalho Indígena.
·     Quem são os indígenas?
 - O trabalho indígena

·     O dia-a-dia em uma aldeia indígena
- O casamento entre os Bororo
   
3-     O cotidiano do trabalho.
·        Trabalho e escravidão;
             - O trabalho no engenho de açúcar;

·        O trabalho nas fábricas
            -O trabalho infantil nas fábricas;

   4-  Vivendo nas cidades.
·        As cidades
- As cidades têm história;

·        Trabalhando nas cidades
- Profissões antigas e atuais;
Geografia

Objetivos específicos

·        Analisar as características da paisagem registrando os elementos observados.
·        Perceber objetos e estabelecer a relação entre a posição, o tamanho e a forma dos elementos a serem representados.
·        Estruturar as legendas, usando cores e formas, representando os elementos e indicando o seu significado.
·        Reconhecer a forma dos objetos e as possibilidades de sua representação.
·        Identificar as direções cardeais como referências universais.
·        Distinguir, no seu cotidiano, referências espaciais de orientação e localização.
·        Reconhecer que a orientação, a partir das direções principais, depende do referencial utilizado.
·        Determinar as direções cardeais por meio do Sol e da bússola.
·        Reconhecer as características das paisagens urbanas.
·        Observar características da cidade onde vive ou próxima ao lugar onde mora.
·        Analisar fotos aéreas comparando a visão vertical e oblíqua.
·        Representar, por meio de desenhos, as paisagens urbanas.
·        Identificar mudanças e permanências na paisagem.
·        Refletir sobre a importância da moradia,
·        Identificar os materiais usados na construção das diferentes moradias.
·        Reconhecer a moradia como um direito de todos.

Conteúdo Programático

1.     Paisagem: Registro e orientação.
·        Observando e representando as paisagens.
·        Usando referências.
·        Descobrindo limites.

2.     O Espaço Urbano.
·        Conhecendo o espaço urbano.
·        As transformações no espaço urbano.
·        Viver na cidade.
·        As agressões ao ambiente urbano.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?